Plano de Aula

GUARNIERI

Guarnieri | Documentário | De Francisco Guarnieri | 2017 | 71 min | SP
06/04/2022
Ensino Médio
Linguagens, Ciências Humanas, História, Sociologia, Língua Portuguesa, Arte
Gisele Rodrigues
Acesse a ficha do filme



Caro professor, o documentário “Guarnieri”, de classificação etária 12 anos, apresenta sobre a vida e a obra de Gianfrancesco Guarnieri (1934-2006), ator, dramaturgo e compositor que nasceu na Itália e constituiu sua carreira artística no Brasil.


Criado pelo diretor Francisco Guarnieri, neto do artista, o curta conta com materiais de arquivo íntimos e públicos, além de entrevistas, depoimentos e registros de encenações. 


Guarnieri é um dos autores mais importantes do teatro brasileiro. Envolvido com as questões políticas e sociais do país, também  foi um dos responsáveis pelo Teatro de Arena. A sua peça de estreia como dramaturgo foi encenada em 1958. Eles Não Usam Black-Tie tornou-se não só a primeira escrita por Guarnieri como também sua principal obra, que foi adaptada para os cinemas, em 1981.


As características comuns das obras de Guarnieri apresentam como temática o vínculo com uma realidade socialista, sobretudo um olhar voltado para as camadas populares, seus problemas e contradições próprias.


Por essa razão, o documentário merece destaque pois possibilita o conhecimento acerca da história sociopolítica brasileira, partindo das vertentes artísticas de Guarnieri. A sua principal obra, Eles Não Usam Black-Tie, possibilita guiar um debate em grupo acerca da vida do artista, bem como promover a reflexão alguns temas relevantes também exibidos no documentário: 



  • teatro brasileiro;

  • manifestações e movimentos sociais no Brasil;

  • identidade nacional;

  • desigualdade social;

  • exploração do trabalho;

  • luta de classes.


Além disso, o documentário possibilita diversas oportunidades pedagógicas para os componentes curriculares Língua Portuguesa, Artes, Sociologia e História, bem como o trabalho interdisciplinar entre as áreas de Linguagens e suas Tecnologias e as Ciências Humanas e Sociais.


Pensando também nos Itinerários Formativos do novo Ensino Médio, os temas apresentados no documentário também possibilitam um olhar articulado entre os componentes curriculares de cada área.


Uma sugestão de atividade prática nas aulas dos componentes da área de Linguagens é a recriação de uma cena (escrita ou representada) do filme exibido no documentário ou adaptação do texto teatral com um novo diálogo entre pai e filho, mostrando um possível choque de gerações a partir da realidade atual, que apresenta problemática semelhante aos temas manifestados pelo artista.


Ainda, é interessante situar os alunos no contexto da época apresentada nas obras do artista. Por isso, também sugere-se que você, professor promova um debate em sala de aula com a finalidade de ouvir os alunos sobre o que eles sabem a respeito das lutas operárias no Brasil e para que esse repertório seja a base da conversa.



  1. Proposta de Redação


Instruções para a redação



  1. O rascunho para redação deve ser feito no espaço apropriado;

  2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 (trinta) linhas;

  3. O tema vem acompanhado de textos motivadores, que têm o objetivo de orientar sua argumentação;

  4. A redação que apresentar cópia dos textos motivadores terá o número de linhas copiadas desconsiderado para o efeito de correção;


Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:



  1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”;

  2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo;

  3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada ao tema proposto;

  4. apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.


Textos Motivadores


Texto I


Constituição Federal – 1988


Art. 9.º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.


§ 1.º A lei definirá os serviços ou atividades essenciais e disporá sobre o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.


§ 2.º Os abusos cometidos sujeitam os responsáveis às penas da lei.


BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/. Acesso em 20 março 2022.


Texto II


Lei 7783/1989


Art. 10: São considerados serviços ou atividades essenciais:


I - tratamento e abastecimento de água; produção e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis;


II - assistência médica e hospitalar;


III - distribuição e comercialização de medicamentos e alimentos;


IV - funerários;


V - transporte coletivo;


VI - captação e tratamento de esgoto e lixo;


VII - telecomunicações;


(...)


Art. 11: Nos serviços ou atividades essenciais, os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores ficam obrigados, de comum acordo, a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.


BRASIL. Lei nº 7.783, de 28 de junho de 1989. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/. Acesso em 20 março 2022.


Texto III


Maior greve geral da história do país contou com 40 milhões de brasileiros


No dia da greve geral, convocada por centrais sindicais e movimento populares, mais de 40 milhões de trabalhadores e trabalhadoras de todo o país paralisaram suas atividades, segundo dados dos organizadores. A sexta-feira (28) ficou marcada como a maior greve da história brasileira, segundo afirmou a Frente Brasil Popular, que junto com o Fórum das Centrais e a Frente Povo Sem Medo convocou as ações.


O dia amanheceu com garagens de ônibus paralisadas, piquetes nas fábricas, vias bloqueadas, ruas vazias e centenas de categorias de trabalhadores com os braços cruzados por todo o Brasil.


Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2017/04/29/40-milhoes-param-no-pais-ato-em-sp-reune-70-mil-e-termina-com-repressao-da-pm/. Acesso em 22 março 2022.


Texto IV


1ª greve geral do país, em 1917, foi iniciada por mulheres e durou 30 dias


Em junho de 1917, décadas antes da consolidação das leis trabalhistas no Brasil, cerca de 400 operários - em sua maioria mulheres - da fábrica têxtil Cotonifício Crespi na Mooca, em São Paulo, paralisaram suas atividades.


Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-39740614. Acesso em 22 março 2022.


A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "Greve: eficaz instrumento de reivindicação trabalhista?", apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


As questões podem ser respondidas e discutidas com os alunos do Ensino Médio, de acordo com o conhecimento prévio dos estudantes acerca dos assuntos abordados. Assim, o documentário tem como base as competências e habilidades da BNCC para a área de Linguagens e suas Tecnologias e ainda permite interdisciplinaridade com os componentes curriculares da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias.


Competências e habilidades da BNCC - Linguagens e suas Tecnologias


Competência Específica da Área 1


Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.


(EM13LGG103) Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).


(EM13LGG105) Analisar e experimentar diversos processos de remidiação de produções multissemióticas, multimídia e transmídia, desenvolvendo diferentes modos de participação e intervenção social.


Competência Específica da Área 4 


Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-as e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais e coletivas, bem como respeitando as variedades linguísticas e agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer natureza. 


(EM13LGG401) Analisar textos de modo a caracterizar as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso. 


Competência Específica da Área 6 


Apreciar esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais, considerando suas características locais, regionais e globais, e mobilizar seus conhecimentos sobre as linguagens artísticas para dar significado e (re)construir produções autorais individuais e coletivas, exercendo protagonismo de maneira crítica e criativa, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.


(EM13LGG601) Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica. 


(EM13LGG602) Fruir e apreciar esteticamente diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, assim como delas participar, de modo a aguçar continuamente a sensibilidade, a imaginação e a criatividade.


(EM13LGG604) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política e econômica e identificar o processo de construção histórica dessas práticas. 


Habilidades específicas Língua Portuguesa


(EM13LP01) Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/ escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.


(EM13LP24) Analisar formas não institucionalizadas de participação social, sobretudo as vinculadas a manifestações artísticas, produções culturais, intervenções urbanas e formas de expressão típica das culturas juvenis que pretendam expor uma problemática ou promover uma reflexão/ação, posicionando-se em relação a essas produções e manifestações.


(EM13LP46) Compartilhar sentidos construídos na leitura/escuta de textos literários, percebendo diferenças e eventuais tensões entre as formas pessoais e as coletivas de apreensão desses textos, para exercitar o diálogo cultural e aguçar a perspectiva crítica.


Competências e habilidades da BNCC - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas


Competência Específica da Área 1 


Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.


(EM13CHS102) Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.


Competência Específica da Área 4 


Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades.


(EM13CHS401) Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos.


(EM13CHS403) Caracterizar e analisar os impactos das transformações tecnológicas nas relações sociais e de trabalho próprias da contemporaneidade, promovendo ações voltadas à superação das desigualdades sociais, da opressão e da violação dos Direitos Humanos.


Competência Específica da Área 5


Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.


(EM13CHS501) Analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade.


(EM13CHS502) Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.


Competência Específica da Área 6


Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.


(EM13CHS602) Identificar e caracterizar a presença do paternalismo, do autoritarismo e do populismo na política, na sociedade e nas culturas brasileira e latino-americana, em períodos ditatoriais e democráticos, relacionando-os com as formas de organização e de articulação das sociedades em defesa da autonomia, da liberdade, do diálogo e da promoção da democracia, da cidadania e dos direitos humanos na sociedade atual.



EM13LGG103 - Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
EM13LGG401 - Analisar criticamente textos de modo a compreender e caracterizar as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, social, cultural, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
EM13LGG601 - Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.
EM13LGG602 - Fruir e apreciar esteticamente diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, assim como delas participar, de modo a aguçar continuamente a sensibilidade, a imaginação e a criatividade.
EM13LGG604 - Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política e econômica e identificar o processo de construção histórica dessas práticas.
EM13CHS102 - Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
EM13CHS401 - Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos.
EM13CHS403 - Caracterizar e analisar os impactos das transformações tecnológicas nas relações sociais e de trabalho próprias da contemporaneidade, promovendo ações voltadas à superação das desigualdades sociais, da opressão e da violação dos Direitos Humanos.
EM13CHS501 - Analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade.
EM13CHS502 - Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
EM13CHS602 - Identificar e caracterizar a presença do paternalismo, do autoritarismo e do populismo na política, na sociedade e nas culturas brasileira e latino-americana, em períodos ditatoriais e democráticos, relacionando-os com as formas de organização e de articulação das sociedades em defesa da autonomia, da liberdade, do diálogo e da promoção da democracia, da cidadania e dos direitos humanos na sociedade atual.
EM13LGG105 - Analisar e experimentar diversos processos de remidiação de produções multissemióticas, multimídia e transmídia, desenvolvendo diferentes modos de participação e intervenção social.
EM13LP01 - Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.
EM13LP24 - Analisar formas não institucionalizadas de participação social, sobretudo as vinculadas a manifestações artísticas, produções culturais, intervenções urbanas e formas de expressão típica das culturas juvenis que pretendam expor uma problemática ou promover uma reflexão/ação, posicionando-se em relação a essas produções e manifestações.
EM13LP46 - Compartilhar sentidos construídos na leitura/escuta de textos literários, percebendo diferenças e eventuais tensões entre as formas pessoais e as coletivas de apreensão desses textos, para exercitar o diálogo cultural e aguçar a perspectiva crítica.

Guarnieri - Questionário

Crie o seu próprio Teste!

Criar Teste





Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)